COLONOSCOPIA
O que é colonoscopia?
A palavra colonoscopia provém de “colon” (grego: kólon; latim: colum = intestino grosso) e “scopia” (grego: skopein = olhar, observar). É um procedimento que permite examinar o intestino grosso, internamente, através do equipamento chamado colonoscópio. Este equipamento é constituído por um tubo flexível, com a largura aproximada de um dedo, e um sistema de fibras ópticas que transmite a imagem capturada na ponta do aparelho até os olhos do examinador. O exame permite avaliar todo o intestino grosso e o reto. Em algumas situações indicadas pode permitir o exame da porção final do intestino delgado, chamado íleo. Embora a colonoscopia seja de alta sensibilidade para o exame do colo e do reto, não é melhor recurso para o exame ou avaliação do canal anal – para tal, é necessário que seu médico coloproctologista o examine no consultório com equipamento adequado.

Quando é indicada a colonoscopia?
A colonoscopia é um exame complementar e pode ser indicado, em linhas gerais, em três condições:
1. Investigação de sinais ou sintomas: por exemplo, nos casos em que há sintomas provenientes do intestino grosso ou de alguma parte do abdome. Pode ser indicado também na investigação de anemia não explicada, assim como nos casos em que o paciente é portador de doença intestinal inflamatória com evolução longa. Os pacientes que sofreram cirurgias no intestino ou que já retiraram pólipos, também são submetidos a colonoscopia periodicamente.
2. Investigação preventiva: neste caso não existem sinais ou sintomas. O médico indica o exame com base em alguns critérios como: história familiar de câncer ou idade > 50 anos.
3. Controle ou tratamento de hemorragia proveniente do cólon ou descompressão.

Como é o preparo para o exame?
Existem alguns tipos de preparo e a escolha é dada pelo médico que fará o exame e, portanto, é quem fornece a prescrição. De forma geral, o preparo consiste em ingerir, por via oral, um produto diluído em quantidade adequada de água ou sucos. Este preparo provoca um efeito laxativo, ajudando assim a remover os resíduos fecais do intestino, o qual deverá estar totalmente limpo para que o médico faça uma boa avaliação. Portanto, as instruções para o preparo recomendadas pelo seu médico devem ser seguidas com muita atenção.

Devo alterar o uso de minhas medicações de uso continuo?
A maioria das medicações de uso contínuo não necessita ser interrompida para a colonoscopia. Entretanto, seu médico deve ser avisado caso você use anticoagulantes. São exemplos: WARFARINA (Warfarin®, Coumadin®, Marevan®), CLOPIDOGREL (Plavix®); TICLOPIDINA (Ticlid®); Dipiridamol (Persantin®), ASPIRINA (AAS®, Melhoral®), GINKGO-BILOBA, ANTIINFLAMATÓRIOS, entre outros. Estas medicações deverão ser interrompidas, na possibilidade de algum procedimento adicional, como a retirada de pólipos ou coleta de material para exames.

Quanto tempo dura o exame?
A duração da colonoscopia atinge, em geral, 20 a 60 minutos. Considerando o tempo para os preparativos antes do exame e a recuperação, este tempo pode variar de duas a três horas, no total.

Outras informações
É recomendável estar acompanhado. Todas as instruções quanto ao preparo e durante a recuperação devem ser atentamente observadas. Todas as recomendações prescritas na alta devem ser seguidas com atenção. Em caso de dúvidas, consulte ou avise ao seu médico. Lembre-se sempre de informar sobre medicações em uso antes do exame. Se você tem recomendação, por parte de seu cardiologista, para usar antibióticos antes de procedimentos odontológicos, avise ao médico que realizará a colonoscopia, porque possivelmente este mesmo cuidado deverá ser tomado.

Assista ao vídeo e entenda melhor
Na animação acima você poderá entender um pouco melhor como o intestino grosso é examinado através da colonoscopia.
Encontre um associado
Nome ou parte do nome
UF
Cidade
PESQUISAR
NOVA PESQUISA
ENDEREÇO
Sociedade Regional Leste de Coloproctologia
Av. Marechal Câmara, 160/916
20020-080 - Rio de Janeiro - RJ
Tel. (21) 2240-8927 - Telfax: (21) 2220-5803
E-mail: srlcp@srlcp.org.br
QUEM SOMOS
PÚBLICO
ASSOCIADO
EVENTOS
FALE CONOSCO
Design
Programação